10 Segredos para turbinar seu delivery

Quer aprender 10 segredos para turbinar seu delivery? Nesta página iremos ensiná-lo

Introdução

Se você já faz ou está pensando em fazer uma operação de delivery, estas serão dicas muito uteis.

Antes de iniciar a operação, sugiro que primeiro pesquise a melhor forma de contratar entregadores fixos ou por cooperativa.

Uma coisa eu posso lhe garantir, se seu produto é bom o delivery torna o seu salão do tamanho da sua cidade. Vale muito à pena.

1º Segredo : SITE PRÓPRIO

Sites que cobram um % sobre as vendas garantem pedidos novos para você (parcialmente verdade).

Digo garantem pois você recebe os pedidos via site, mas, geralmente, o cliente já pedia na sua loja, ou seja, um sócio permanente. É claro que esses sites trazem alguns clientes novos, mas vamos ver como usar esse recurso mais para frente.

Na verdade seus clientes só querem usar a comodidade de pedir pelo celular ou computador, sem ter que ligar para sua loja e ficar pendurado com atendente, poder escolher com calma e eventualmente já pagar com cartão de crédito.

2º Segredo: CURTIDAS NO FACEBOOK E SEGUIDORES NO INSTAGRAM

O seu objetivo tem que ser conseguir o maior número possível de seguidores no Instragram e Facebook.

Por que isso? Quanto maior o número de seguidores, maior é a sua divulgação ORGÂNICA na rede social. A divulgação orgânica garante que todos os seus seguidores verão seus posts em algum momento com CUSTO ZERO.

Quando você atingir em torno de 5.000 inscritos ou seguidores, você estará com uma das melhores ferramentas de marketing GRATUITO para trabalhar. Infelizmente muitos lojistas não entenderam isso ainda ou deixam na mão de agências de publicidade que só sabem fazer marketing de conteúdo e não marketing de VENDA.

3º Segredo: FAZER POST NO FACEBOOK E INSTAGRAM FOCADOS EM VENDA (GRÁTIS E PAGO)

Como abordamos no item anterior, existe a forma ORGÂNICA (grátis) de postar e existe a forma paga.

Quando você já atingiu um número expressivo de seguidores, basta jogar uma promoção bem feita no post e correr pra cozinha. Lembre-se que posts sem promoção são “BEM MENOS” atrativos que posts “COM PROMOÇÕES”.

REGRAS BÁSICAS PARA POSTS DE SUCESSO

NUNCA USAR HASHTAGS (#)

Nunca, jamais use hashtags como #deliciadepizza, #pizzagostosa,melhorsushidomundo etc.

Se o seu post é para vender o seu produto, não coloque hashtags! O cliente pode acidentalmente ou por curiosidade clicar na hashtag e ir parar na página do seu CONCORRENTE, ou pior, simplesmente esquecer da sua promoção de venda e continuar navegando. Lembre-se “#jamaiscoloquehashtagsnoseupostdevenda”!

IMAGENS DEVEM TER SEMPRE O LOGOTIPO E SITE DA LOJA

Invista em boas fotos, isso faz toda a diferença. Já dizia o velho ditado que começamos a comer pelos olhos.

Alguns cuidados são importantes, coloque sempre uma marca d´água com seu logotipo em seu site para que não utilizem indevidamente suas fotos. Boas fotos no INSTAGRAM e FACEBOOK rendem 33% a mais de cliques, MAIS VENDAS!

NÃO COLOQUE O TELEFONE DA SUA LOJA NO POST Isso fará com que o cliente ligue ao invés de pedir online

LINK DE COMPRA DEVE VIR LOGO NO INÍCIO DO POST

Não esqueça, SEU POST FOI FEITO PARA VENDER! A primeira frase que ele deve conter (se não for um post pago) é "Clique aqui para comprar". Conforme o texto fica longo ou com várias linhas, o conteúdo é abreviado e aparece o famoso “Ver mais”. Pronto perdeu a venda! Quer colocar texto, coloque na IMAGEM.

USAR LINK DE COMPRA IMPULSIVA

Seu site de compra próprio ou terceirizado deve permitir a utilização de links de compra específicos de produtos. Desta forma você pode fazer uma campanha para vender determinado produto e, ao clicar no link, já entra diretamente na parte do site para comprar aquele produto específico. Não se esqueça de usar a dica do LINK ENCURTADO acompanhar os resultados da sua campanha, conforme a dica mais para frente.

4º Segredo: BOTÃO COMPRAR AGORA DO FACEBOOK

Fundamental para ativar suas vendas! E o melhor, é GRÁTIS (pelo menos até o fechamento deste material). Basta configurar na sua Fan Page o botão "Comprar Agora" e apontar para sua Loja Virtual! DICA: Coloque um banner de página destacando ou apontando para o botão comprar, facilite a vida do seu cliente, ele não pode ficar procurando como comprar.

5º Segredo: BOTÃO COMPRAR ONLINE DO FACEBOOK EM TODO O SITE

Seu site é lindo não é?

Claro que é... Mas ele vende?

Para vender você tem que colocar os Links e Botões de Compra em TODAS AS PÁGINAS, sempre em destaque. Lembre-se, seu cliente não pode perder tempo procurando como comprar! Ele tem que “bater o olho” e saber onde comprar.

Tive um caso curioso de um cliente que resolveu refazer o seu site, enquanto não ficava pronto, ele colocou apenas um botão no site: PEDIDOS ONLINE A venda dele subiu 33% do dia pra noite!

6º Segredo: MANTENHA CONTATO COM SEUS CLIENTES E FIDELIZE-OS

Utilize seu cadastro de clientes para interagir e vender via WhatsApp, e-mail ou SMS Marketing, sempre com links personalizados direcionados ao seu site.

Existem vários aplicativos para enviar mensagens aos seus clientes e manter as vendas em alta.

Os preços de envio são muito baixos e com a economia de não pagar % sobre a vendas para sites de delivery, você agora tem dinheiro de sobra pra investir só na sua loja. Use seu aplicativo de automação comercial e selecione clientes inativos para mandar uma promoção!

Mande brindes para os melhores clientes, faça pesquisas online (grátis), com isso você mantém contato com seu cliente e ele vai ficar com fome! Garanto... Eu já estou com fome só de escrever esse blog ;)

7º Segredo: USAR RESPOSTAS AUTOMÁTICAS NO WHATSAPP

Este é bem simples e rápido de se executar.

Com o Whatsapp Business é possível configurar mensagens automáticas, assim que seu cliente chamar no Whatsapp será disparado uma mensagem automática com o link do seu Xmenu.

Com isso o processo fica inteiro automático, o cliente clica no link entra no Xmenu e faz o pedido, tudo isso sem gastar o tempo de nenhum funcionário na loja.

Simples, não?

8º Segredo: COMO UTILIZAR OS SITES DE DELIVERY

A proposta dos sites de delivery é clara: “TRAZER NOVOS CLIENTES”. Isto tem muito valor se você está começando, nesse caso não pode ficar de fora.

Daí a pergunta, se minha loja já vende bem eu preciso dos sites de delivery? Resposta: Depende se o seu objetivo é não perder vendas para os seus concorrentes, tudo bem, fique no site de delivery, “MAS SEMPRE TENHA O SEU PRÓPRIO SITE”!

Se você não tem concorrentes nos sites, não perca seu tempo, faça seu próprio site e marketing.

Agora como usar com sabedoria os sites de delivery? Capture novos clientes e ofereça algo para o seu cliente fazer pedidos no seu site quando for efetuar a entrega. Acostume seu cliente a usar o “SEU SITE”! Faça de tudo para ele curtir sua página, com isso você já poderá chegar até ele com suas postagens no facebook e instagram, desviando das taxas dos sites.

Mantenha as suas promoções e ofertas APENAS no seu site.

Chega um ponto em que os sites de delivery não trazem mais clientes novos, saturam de tantas lojas, aí é hora de sair.

9º Segredo: INFORME SEU CLIENTE QUE EXISTEM VANTAGENS EM PEDIR VIA SEU SITE OU APLICATIVO

Seu cliente precisa saber que você faz pedido online, como informar:

• Colocar mensagem na espera telefônica, este é o melhor de todos!

• Texto na embalagem de seus produtos.

• Link nos posts para compra de produtos específicos

• Panfletos.

• Rádio.

• Ao final do pedido o atendente pode informar ao cliente, que para maior comodidade, atendem também pelo Site e Facebook.

Ofereça vantagens, vale de tudo!

Desconto! Lembre-se que com o seu site próprio o percentual que você pagava para o site de delivery pode ser agora oferecido ao seu cliente, criando mais fidelidade.

Desconto no primeiro pedido para atrair para o site. Isentar de taxa de entrega. Descontos agressivos em alguns dias da semana. Oferecer algum produto GRÁTIS na compra de outro Lembre-se tudo que oferecer tem que ser EXCLUSIVAMENTE pelo seu Site ou Facebook, para atrair movimentação e tirar tráfego do seu telefone.

10º Segredo: SE PREPARE PARA OS HORÁRIOS DE PICO

Agora é só se preparar para os horários de pico!

Diferente de quando o atendimento é feito apenas pelo telefone, limitado ao número de linhas e atendentes, quando você entra no mundo web todo mundo pede ao mesmo tempo, ou seja, você pode ter uma avalanche de pedidos em apenas 1 minuto.

Esse é um problema bom de gerenciar, mas precisa ser resolvido.

Então prepare seu pessoal, mantenha o tempo de entrega no site sempre atualizado e com alguma folga para evitar que o cliente espere demais.

Se começar a vender muito e não der conta, tire a loja do ar por alguns minutos e volte assim que a poeira baixar, mas, convenhamos, tudo que um lojista quer é uma avalanche de pedidos!

Então se tiver este tipo de problema, invista na sua produção e entrega!

Last updated